Escrito por Ian D. Reis
Enredo:
Sekiro: Shadows Die Twice conta a história de um shinobi, o “Lobo de um braço só” (Sekiro), também conhecido como Lobo (Okami), um guerreiro desfigurado e caído em lástima que foi resgatado do abismo da morte.
Sobre o game:
É um jogo de ação, aventura e supernatural com elementos de RPG desenvolvido pela FromSoftware e publicado pela Activision Blizzard em 2019. É uma experiência de jogador único com um enredo conjunto baseado no período de Sengoku no Japão. Se passa no final dos anos 1500, uma era brutal de conflitos constantes de vida e morte, enquanto enfrenta inimigos épicos em um mundo sombrio e distorcido. Diferente dos antigos jogos da desenvolvedora FromSoftware o game conta uma história bem definida de um protagonista.
O protagonista, Sekiro é um shinobi, um agente secreto/mercenário do Japão feudal especializado em artes de guerra não ortodoxas e designados às classes mais baixas da sociedade da época. Um sobrevivente da guerra que vem assolando o país nos últimos anos. Criado desde criança para servir, seguindo as funções de espionagem, sabotagem, infiltração, assassinato e guerrilha assim como combate aberto fundamentais para a progressão da história.
Ele é altamente qualificado, com muitas habilidades à sua disposição como domínio de bloqueio, deflexão, ataque e Ninjutsus. Além de sua maestria em combate, como um bom shinobi com sua visão e audição aguçadas, ele é capaz de se esgueirar pelos inimigos e realizar um ataque mortal.
Para Sekiro, o fio entre a vida e a morte é tênue. Desde o começo de sua jornada ele está sempre tendo sua lealdade testada a seu jovem mestre. Como protetor do Herdeiro divino Kuro, o último de uma linhagem lendária, e Okami deve proteger o desejo de seu mestre nem que custe a sua própria vida. Um terrível destino ou um mantra o qual pode deixa-lo lutar uma guerra sem fim, por sua humanidade (Shura).
Tentando retomar o seu destino indo ao lado de seu mestre, depois da tragédia que aconteceram em suas vidas três anos atrás. Okami é derrotado pelo atual comandante do clã Ashina, Genichiro, ao tentar resgatar Kuro o qual possui seus próprios planos malignos contra o jovem mestre, tentando se aproveitar de sua linhagem divina. Esse processo acarreta na perda do braço esquerdo do nosso querido. O Divino Herdeiro é assim sequestrado.
O escultor, ou Busshi de Aretera, um misterioso eremita monge com uma obsessão por esculpir estátuas budistas para tentar ocupar sua mente do medo de seu inevitável destino. Resgata Sekiro e o equipa com um braço protético mecânico especial, uma Prótese Shinobi criada e aperfeiçoada a muitos anos atrás. Usando o braço e suas ferramentas protéticas, Sekiro parte em direção ao castelo de Ashina para encontrar e recuperar seu mestre, matando todo e qualquer um que possa estar em seu caminho.
Após ser resgatado pelo escultor, o Sekiro percebe que não poderia ter escapado tão facilmente da própria morte, ele havia se tornado um imortal por mais que sua lembrança não o ajude. Havia alguém o observando todo esse tempo, tentando reativar seus verdadeiros poderes, pois afinal, ele é o protetor do herdeiro divino a linhagem mais cobiçada pelos Ashinas.
Seguindo o mantra dos shinobi, o seu Ninshu, “O Senhor é absoluto, proteja com a sua vida” é o princípio pelo qual os shinobi vivem. A lei exige resgate e vingança. Durante esse caminho, o shinobi vai descobrindo os segredos que assolam essa região, a verdade sobre a linhagem lendária, o sangue de Dragão e a maldição dos imortais. Afinal, a própria imortalidade do Lobo não tem um preço barato. Quando ele morre, aqueles a seu redor são atingidos pela praga do Dragão, uma doença mortal.
A história gira em torno de intrigas e esquemas, e como um bom shinobi, utilizando suas técnicas de espionagem Sekiro vai aprendendo sobre o mundo a sua volta, descobrindo inúmeros segredos da trama do clã Ashina e do herdeiro divino. Dessa forma, dependendo do conhecimento do jogador, ele vai descobrindo novas opções de enredo as quais ramificam a narrativa. Juntamente, ocorrem uma boa quantidade de plot twists os quais se intensificam conforme o desenrolar do drama proporcionado pela história.
Sekiro usa sua katana Kusabimaru como sua arma principal, e depois o Odachi Mortal Blade como uma arma especial. E as ferramentas protéticas equipadas em seu braço esquerdo fornecem um arsenal amplo e versátil com um elemento de inovação para a série. O braço protético em si também é equipado com um gancho para movimento rápido possibilitando uma navegação vertical pelo mapa.
Apesar de ser um excelente combatente Sekiro é um shinobi, um guerreiro mestre em ataques furtivos. O ambiente pode ajudá-lo a se esgueirar de forma eficaz. Sempre há espaços no ambiente que pode lhe esconder. Contudo são ambientes dinâmicos, se a grama que estiver escondendo for queimada, sua proteção desaparece e Okami é exposto ao inimigo.
Existem duas maneiras pelas quais é possível ser detectado, uma via a “Visão” outra o “Som”. Agachar-se ajuda a reduzir o ruído e sua visibilidade para os inimigos. Utilizando de suas técnicas stelth, Sekiro é capaz de dar um golpe mortal nos inimigos.
Okami pode atualizar as Ferramentas Protéticas falando com o Escultor, desvendando mais sobre o passado oculto do personagem, gastando materiais específicos. Itens rápidos são muito úteis em todos os aspectos do jogo. Sekiro pode consumir itens diferentes para uma variedade de buffs e efeitos de cura, e usar outros itens contra inimigos para atrair sua atenção, distraí-los ou enfraquecê-los.
Entre as ferramentas shinobi encontram-se: um Gancho, para percorrer pelo mapa na vertical; Shurikens atacar inimigos a distância; Um Machado útil para quebrar defesas; um guarda-chuva ninja como uma espécie de escudo; Bombinhas Shinobi para assustar animais e inimigos cegos; e uma Lança que pode atravessar os inimigos e rasgar sua armadura.
Habilidades Especiais, como Artes de Combate, Artes Marciais Shinobi e Habilidades Latentes podem ser aprendidas conforme o jogador elimina os inimigos e sobrevive ao combate mortal da série. Tal como acontece com as ferramentas protéticas, algumas artes de combate custam Spirit Emblems para usar, e apenas uma arte de combate pode ser equipada de cada vez. Artes Marciais Shinobi e Habilidades Latentes são habilidades que estão sempre ativas uma vez aprendidas. Ao encontrar Textos Esotéricos específicos para destravar Skill Trees, e depois investir Skill Points obtidos ao derrotar os inimigos para destravar Skills. Enquanto descansa em Ídolos do Escultor, a Saúde e a Postura podem ser aumentadas encontrando e usando Contas de Oração, e o Poder de Ataque pode ser aumentado pelo consumo de Memórias de Chefes mortos que revelam mais sobre o passado do Lobo. Técnicas de Ninjutsu, desbloqueadas depois de derrotar certos chefes, são habilidades poderosas que têm uma variedade de efeitos úteis, uma vez desencadeada depois de executar um golpe mortal de backstab em um inimigo desavisado.
A mecânica da morte do jogo faz mais pela experiência do que pela jogabilidade real. Afinal perde-se dinheiro e experiência em pontos de habilidade quando morre, o que é profundamente angustiante.
Mas em certo ponto da gameplay acabou se tornando trivial devido as bolsas de moedas e o quanto de experiência que pode ser gasto. Tomando medias mais estratégicas para o preparo de um combate. Ainda há uma ajuda invisível proporcionada pela utilização de bênçãos impedindo que você perca recursos após a morte. Inicia-se com 30% de chance de ativação e reduz ainda mais quando os personagens são infligidos pela Dragonrot. Que também dá um aspecto negativo ao jogo, ao invés de gerar consequências reais, a doença só serve para ajudar a narrativa do jogo.
Comparando-o com os últimos jogos lançados pela FromSoftware o jogo possui um enredo menor e em termos de gameplay um mapa consideravelmente menor também dando menos horas de campanha para o jogo. No entanto isso pode ser imperceptível devido as habilidades de combate de cada jogador para superar os desafios de cada nível.
Trata-se de uma obra impecável, com um combate fluido sem grandes problemas (bugs) explorando os limites de batalha de cada jogador forçando-os a se prepararem estrategicamente para cada combate e inovando verticalmente e a mecânica da morte em relação aos jogos anteriores da desenvolvedora. No entanto, há alguns problemas relacionados a narrativa e da gameplay, o jogo pode ser extremamente curto para jogadores mais habilidosos na série e por não haver mais grandes elementos de personalização dá uma vida curta ao game, o que pode ser estendido com possíveis DLCs. Por esses e outros pontos negativos apresentados, dou uma nota 9 para o game.
Sekiro: Shadows Die Twice conta a história de um shinobi, o “Lobo de um braço só” (Sekiro), também conhecido como Lobo (Okami), um guerreiro desfigurado e caído em lástima que foi resgatado do abismo da morte.
Sobre o game:
É um jogo de ação, aventura e supernatural com elementos de RPG desenvolvido pela FromSoftware e publicado pela Activision Blizzard em 2019. É uma experiência de jogador único com um enredo conjunto baseado no período de Sengoku no Japão. Se passa no final dos anos 1500, uma era brutal de conflitos constantes de vida e morte, enquanto enfrenta inimigos épicos em um mundo sombrio e distorcido. Diferente dos antigos jogos da desenvolvedora FromSoftware o game conta uma história bem definida de um protagonista.
O protagonista, Sekiro é um shinobi, um agente secreto/mercenário do Japão feudal especializado em artes de guerra não ortodoxas e designados às classes mais baixas da sociedade da época. Um sobrevivente da guerra que vem assolando o país nos últimos anos. Criado desde criança para servir, seguindo as funções de espionagem, sabotagem, infiltração, assassinato e guerrilha assim como combate aberto fundamentais para a progressão da história.
Ele é altamente qualificado, com muitas habilidades à sua disposição como domínio de bloqueio, deflexão, ataque e Ninjutsus. Além de sua maestria em combate, como um bom shinobi com sua visão e audição aguçadas, ele é capaz de se esgueirar pelos inimigos e realizar um ataque mortal.
Para Sekiro, o fio entre a vida e a morte é tênue. Desde o começo de sua jornada ele está sempre tendo sua lealdade testada a seu jovem mestre. Como protetor do Herdeiro divino Kuro, o último de uma linhagem lendária, e Okami deve proteger o desejo de seu mestre nem que custe a sua própria vida. Um terrível destino ou um mantra o qual pode deixa-lo lutar uma guerra sem fim, por sua humanidade (Shura).
Tentando retomar o seu destino indo ao lado de seu mestre, depois da tragédia que aconteceram em suas vidas três anos atrás. Okami é derrotado pelo atual comandante do clã Ashina, Genichiro, ao tentar resgatar Kuro o qual possui seus próprios planos malignos contra o jovem mestre, tentando se aproveitar de sua linhagem divina. Esse processo acarreta na perda do braço esquerdo do nosso querido. O Divino Herdeiro é assim sequestrado.
O escultor, ou Busshi de Aretera, um misterioso eremita monge com uma obsessão por esculpir estátuas budistas para tentar ocupar sua mente do medo de seu inevitável destino. Resgata Sekiro e o equipa com um braço protético mecânico especial, uma Prótese Shinobi criada e aperfeiçoada a muitos anos atrás. Usando o braço e suas ferramentas protéticas, Sekiro parte em direção ao castelo de Ashina para encontrar e recuperar seu mestre, matando todo e qualquer um que possa estar em seu caminho.
Após ser resgatado pelo escultor, o Sekiro percebe que não poderia ter escapado tão facilmente da própria morte, ele havia se tornado um imortal por mais que sua lembrança não o ajude. Havia alguém o observando todo esse tempo, tentando reativar seus verdadeiros poderes, pois afinal, ele é o protetor do herdeiro divino a linhagem mais cobiçada pelos Ashinas.
Seguindo o mantra dos shinobi, o seu Ninshu, “O Senhor é absoluto, proteja com a sua vida” é o princípio pelo qual os shinobi vivem. A lei exige resgate e vingança. Durante esse caminho, o shinobi vai descobrindo os segredos que assolam essa região, a verdade sobre a linhagem lendária, o sangue de Dragão e a maldição dos imortais. Afinal, a própria imortalidade do Lobo não tem um preço barato. Quando ele morre, aqueles a seu redor são atingidos pela praga do Dragão, uma doença mortal.
A história gira em torno de intrigas e esquemas, e como um bom shinobi, utilizando suas técnicas de espionagem Sekiro vai aprendendo sobre o mundo a sua volta, descobrindo inúmeros segredos da trama do clã Ashina e do herdeiro divino. Dessa forma, dependendo do conhecimento do jogador, ele vai descobrindo novas opções de enredo as quais ramificam a narrativa. Juntamente, ocorrem uma boa quantidade de plot twists os quais se intensificam conforme o desenrolar do drama proporcionado pela história.
Sekiro usa sua katana Kusabimaru como sua arma principal, e depois o Odachi Mortal Blade como uma arma especial. E as ferramentas protéticas equipadas em seu braço esquerdo fornecem um arsenal amplo e versátil com um elemento de inovação para a série. O braço protético em si também é equipado com um gancho para movimento rápido possibilitando uma navegação vertical pelo mapa.
Apesar de ser um excelente combatente Sekiro é um shinobi, um guerreiro mestre em ataques furtivos. O ambiente pode ajudá-lo a se esgueirar de forma eficaz. Sempre há espaços no ambiente que pode lhe esconder. Contudo são ambientes dinâmicos, se a grama que estiver escondendo for queimada, sua proteção desaparece e Okami é exposto ao inimigo.
Existem duas maneiras pelas quais é possível ser detectado, uma via a “Visão” outra o “Som”. Agachar-se ajuda a reduzir o ruído e sua visibilidade para os inimigos. Utilizando de suas técnicas stelth, Sekiro é capaz de dar um golpe mortal nos inimigos.
Okami pode atualizar as Ferramentas Protéticas falando com o Escultor, desvendando mais sobre o passado oculto do personagem, gastando materiais específicos. Itens rápidos são muito úteis em todos os aspectos do jogo. Sekiro pode consumir itens diferentes para uma variedade de buffs e efeitos de cura, e usar outros itens contra inimigos para atrair sua atenção, distraí-los ou enfraquecê-los.
Entre as ferramentas shinobi encontram-se: um Gancho, para percorrer pelo mapa na vertical; Shurikens atacar inimigos a distância; Um Machado útil para quebrar defesas; um guarda-chuva ninja como uma espécie de escudo; Bombinhas Shinobi para assustar animais e inimigos cegos; e uma Lança que pode atravessar os inimigos e rasgar sua armadura.
Habilidades Especiais, como Artes de Combate, Artes Marciais Shinobi e Habilidades Latentes podem ser aprendidas conforme o jogador elimina os inimigos e sobrevive ao combate mortal da série. Tal como acontece com as ferramentas protéticas, algumas artes de combate custam Spirit Emblems para usar, e apenas uma arte de combate pode ser equipada de cada vez. Artes Marciais Shinobi e Habilidades Latentes são habilidades que estão sempre ativas uma vez aprendidas. Ao encontrar Textos Esotéricos específicos para destravar Skill Trees, e depois investir Skill Points obtidos ao derrotar os inimigos para destravar Skills. Enquanto descansa em Ídolos do Escultor, a Saúde e a Postura podem ser aumentadas encontrando e usando Contas de Oração, e o Poder de Ataque pode ser aumentado pelo consumo de Memórias de Chefes mortos que revelam mais sobre o passado do Lobo. Técnicas de Ninjutsu, desbloqueadas depois de derrotar certos chefes, são habilidades poderosas que têm uma variedade de efeitos úteis, uma vez desencadeada depois de executar um golpe mortal de backstab em um inimigo desavisado.
A mecânica da morte do jogo faz mais pela experiência do que pela jogabilidade real. Afinal perde-se dinheiro e experiência em pontos de habilidade quando morre, o que é profundamente angustiante.
Mas em certo ponto da gameplay acabou se tornando trivial devido as bolsas de moedas e o quanto de experiência que pode ser gasto. Tomando medias mais estratégicas para o preparo de um combate. Ainda há uma ajuda invisível proporcionada pela utilização de bênçãos impedindo que você perca recursos após a morte. Inicia-se com 30% de chance de ativação e reduz ainda mais quando os personagens são infligidos pela Dragonrot. Que também dá um aspecto negativo ao jogo, ao invés de gerar consequências reais, a doença só serve para ajudar a narrativa do jogo.
Comparando-o com os últimos jogos lançados pela FromSoftware o jogo possui um enredo menor e em termos de gameplay um mapa consideravelmente menor também dando menos horas de campanha para o jogo. No entanto isso pode ser imperceptível devido as habilidades de combate de cada jogador para superar os desafios de cada nível.
Trata-se de uma obra impecável, com um combate fluido sem grandes problemas (bugs) explorando os limites de batalha de cada jogador forçando-os a se prepararem estrategicamente para cada combate e inovando verticalmente e a mecânica da morte em relação aos jogos anteriores da desenvolvedora. No entanto, há alguns problemas relacionados a narrativa e da gameplay, o jogo pode ser extremamente curto para jogadores mais habilidosos na série e por não haver mais grandes elementos de personalização dá uma vida curta ao game, o que pode ser estendido com possíveis DLCs. Por esses e outros pontos negativos apresentados, dou uma nota 9 para o game.